A nossa Filosofia

E porque é que a Conectacão é diferente e se orgulha de oferecer serviços de qualidade?

  • Os nossos serviços são adequados a cada cão e a sua família. Daí começarmos sempre por um primeiro encontro - Avaliação.
  • Não seguimos nenhum sistema rígido de intervenção, sendo que avaliamos numa primeira fase o sistema familiar como um todo, assim como ao nível das várias interacções que se estabelecem entre os elementos da família e o cão.
  • A nossa formação académica de base (Psicologia Clínica), obriga-nos a seguir metodologias de trabalho baseadas sempre numa ética sólida e que tenha em consideração, sempre em primeiro lugar, o bem-estar de todos os envolvidos.
  • Seguimos uma perspectiva "sistémica" em todo o processo, ou seja, encaramos a família como um todo, mas não esquecemos do valor e contributo das "partes", a individualidade de cada um e o papel que têm na dinâmica familiar e nisto incluímos claro, o cão ou os cães da família. Não vivemos isolados e todos temos um contributo, mas o ser humano é o que é e os cães são o que são - com características e atributos específicos.
  • Nunca afirmamos, que iremos solucionar determinado problema ou atingir determinados resultados - nem tudo depende do treinador e se não houver participação activa das pessoas envolvidas, nenhum treinador faz milagres. Daí defendermos que o melhor treino é na presença dos donos.
  • Tentamos profundar constantemente conhecimentos nas áreas da Etologia e Comportamento Animal, pois além de ser fundamental, é uma área fascinante e com novas descobertas todos os dias.
  • Defendemos métodos de treino baseados em sistemas de recompensas, mas não somos fundamentalistas. Tem de haver um equilíbrio na forma como se comunica com o cão que temos, mas nesse equilíbrio, também adequamos os métodos a cada pessoa, tendo em conta o que será ou não será capaz de aplicar no dia a dia - se não nos adequarmos às limitações e potencialidades de cada pessoa que nos procura, nunca conseguiremos ajudar aquele determinado cão.
  • O bem-estar do cão é SEMPRE respeitado - não utilizamos qualquer tipo de castigo físico nos cães, nem ferramentas de treino coercivas (coleiras estranguladoras, de picos ou elétricas), assim como métodos de manuseamento que forçam fisicamente o cão - e desaconselhamos qualquer pessoa a fazê-lo.
  • Sabemos ouvir e compreender; nós também já cometemos muitos erros com os nossos cães achando que fazíamos o melhor para eles. Muitas vezes seguimos conselhos errados ou adotamos perspetivas enganatórias sem nos apercebermos, mas como a aprendizagem faz parte da vida a todos os níveis, estamos aqui para ajudar nesse processo e a melhorar a sua relação com o seu cão.
  • Valorizamos o esforço das pessoas e sim, também usamos reforço positivo com elas e não só com os cães. Não é fácil educar um cão e existem casos verdadeiramente exigentes e desafiantes, temos encontrado pessoas que fazem tudo ao seu alcance e merecem ser reconhecidas por isso.
  • Mas também dizemos frontalmente a realidade como ela é - não embelezamos, nem romantizamos a realidade - e trabalhar as expectativas de quem nos procura também se pode tornar um desafio...mas que aceitamos de bom grado.
  • Se em algum caso, não tivermos disponibilidade para determinado serviço, ou considerarmos não possuir as competências necessárias, procederemos ao devido encaminhamos para outros profissionais da nossa confiança. Felizmente conhecemos bons profissionais espalhados pelo país e acreditamos num espírito de partilha e cooperação dentro da profissão.
  • Todo o material que recomendamos para utilizar no dia-a-dia, é material que utilizamos também e acreditamos e já comprovámos os benefícios - seja a nível de alimentação, peitorais e trelas e/ou brinquedos - não temos qualquer interesse económico oculto. Recomendamos porque usamos e gostamos. 
  • Apesar da profissão de Treinador de Cães ainda não ser regulamentada em Portugal, temos a preocupação de fazer Formação específica na área, algo que continuamos a investir sempre que possível.
  • Não somos certificados (nem nenhum Treinador de cães em Portugal o é), mas a preocupação em fazer um trabalho transparente, honesto e íntegro é um dos motores que nos move, pelo que estamos registados com o CAE - 96092 - ACTIVIDADES DOS SERVIÇOS PARA ANIMAIS DE COMPANHIA, emitindo recibos dos nossos serviços.
  • Sou ainda Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos portugueses (Caderneta Profissional Nº12617).
  • Possuímos Livro de Reclamações físico na nossa escola.

;