Quem Somos

A ConectaCão

ConectaCão surgiu de uma forma muito simbólica e que se foi desenvolvendo numa verdadeira paixão.

Sou a Eneida Cardoso, Psicóloga Clínica de formação académica, que após 5 anos a exercer na área, nos Açores, tomei a decisão de me dedicar, a partir daquele momento, não só às pessoas mas também, aos cães e principalmente à fantástica ligação que estabelecem connosco, humanos.


Historia

Tudo começou quando adoptei a Kaya (que se chamava Luna), no Canil Municipal de Ponta Delgada, onde seria eutanasiada nos dias seguintes. Desde esse momento, vi-me obrigada a entrar no mundo do comportamento canino, como uma necessidade de conseguir ajudá-la, pois ela apresentava alguns problemas de comportamento exigentes. No ano seguinte, ainda nos Açores, fui estudando, aprendendo e treinando com ela de forma praticamente auto-didacta e aquilo que surgiu como uma necessidade, rapidamente se transformou num fascínio, paixão e até vocação. Com ela entrei num novo mundo, quase que por acidente, mas ao mesmo tempo, tudo se interligou de forma tão perfeita que mostrou que era algo que tinha de acontecer. Com a adopção da Kaya, aceitei um desafio, que superou em tudo as expetativas que criei, quer pelo facto do desafio ser ainda maior do que o que achava, assim como foi esse mesmo desafio que me fez aprender e crescer, quer como pessoa, como Treinadora e também como responsável por esta cadela, especial por tantos motivos.

A Kaya é, ao que tudo indica, uma American Pitbull Terrier (ou fruto de cruzamentos desta raça), adoptada com 1 ano de idade (2012). Na altura da adopção, apresentava alguns desafios – educação nula, muita energia e agressividade com cães. Foram havendo altos e baixos e ainda hoje, depois de alguns anos de trabalho, é uma cadela que continua a ser um desafio, mas que todos os dias me retribui em carinho incondicional o facto de a ter escolhido para ser minha companheira. É hoje uma cadela feliz, obediente e muito motivada, dócil e extremamente ligada aos donos, mas que requer alguns cuidados no contacto com outros cães e animais no geral.

Adoptei a Kaya em 2012 e no ano e meio seguinte, mantive-me pelos Açores a trabalhar como Psicóloga, e paralelamente fui iniciando de forma autodidacta o estudo da aprendizagem e comportamento canino e aos poucos, ensinando e aprendendo com a Kaya.

No final de 2013 regressei a minha terra natal (Aveiro) e iniciei a minha formação prática como Treinadora de Cães, através do Centro de Educação canina "Educacão". Desde então tenho frequentado formações e cursos presenciais e online relacionadas com este fantástico mundo. Terminei oficialmente o meu curso de Treinadora e Técnica de resolução de problemas comportamentais em cães em 2015, sendo que este projeto começou os primeiros passos em 2014 e até à data tem vindo a crescer, com muito orgulho nosso. 

Tornei-me Educadora e Treinadora Canina, pela relação que os cães estabelecem connosco, e para aprender de que forma podemos retribuir-lhes este voto de confiança inter-espécie. O meu principal objetivo de trabalho é ajudar cães e donos a compreenderem-se mutuamente e a terem uma relação o mais feliz e equilibrada possível. Trabalho com donos a compreenderem os seus cães, a ajudá-los a compreender e melhorar comportamentos e a estabelecer relações de confiança mútuas - sempre respeitando o cão naquilo que ele é.

 


Formação

Acredito que a informação e a Formação é efetivamente importante para evoluirmos no nosso trabalho e prestar um serviço de qualidade, motivo pelo qual continuo a investir, todos os anos, nas mais variadas Formações e atividades relacionadas com esta área. Não gosto de me cingir a um único modelo, pelo que vou estudando, conhecendo e integrando o que vou aprendendo, desenvolvendo desta forma, o meu próprio método de atuação, integrando igualmente os meus conhecimentos da área da Psicologia.

Das formações que fomos participando e fazendo ao longo dos últimos anos, destaco as seguintes:

  • Curso intensivo de treinadores de cães, pela EducaCão - Centro de Educação canina, (2013 e 2014 - total de 300 horas);
  • EducaCão Portugal Tour (2013) 
  • Curso Intensivo de Dogwalking e Petsitting- (2014)
  • Conferência "O melhor terapeuta tem 4 patas e pêlo - fundamentos das intervenções assistidas por animais", com Dr. Aubrey Fine (2014)
  • Summer Dog Camp (2014)
  • Seminário "Agressividade Canina", com Jaime Vidal Santi (2015)
  • Curso de Treinador e Técnico de Resolução de problemas comportamentais, pela EducaCão. Iniciado em 2013 e concluído em 2015, com aproveitamento "excelente" e completando um total de 300 horas (200 práticas e 100 teóricas)
  • Workshop "Busca e Salvamento" com a BARC (2015)
  • Curso Intensivo em Intervenções assistidas por animais, com o Dr. Aubrey Fine e Fernando Silva (2015)
  • Seminário "Grumpy dogs - Dog agression", com Nando Brown (2015)
  • Seminário de Mantrailing, com Alejandro Miguez Cruz (2016)
  • Seminário "Sinais de Calma", com Turid Rugaas (2016)
  • Curso online "Treatment and prevention of dog agression", com Ian Dunbar (2017)
  • Curso online "Aprendizagem animal" (Ethology Institute, 2017).
  • Curso online "Comportamento canino"  Ethology Institute 2018).
  • Curso online "Evolução" (Ethology Institute, 2018).
  • Curso online "Etologia e comportamentalismo" (Ethology Institute, 2018)
  • Curso online "Os 20 Princípios que todos os treinadores de animais devem saber" (Ethology Institute, 2018).
  • Conferência "Animal Training, my way", com Roger Abrantes, Coimbra, Abril de 2018.
  • Curso online "Bem-estar animal" (Ethology Institute, 2018)
  • Curso online "Problemas de comportamento canino" (Ethology Institute, 2018)
  • Seminário "Animal Behavior Modification - a new human science based view - Antrozoology / Mentoring, com Roberto Barata e Tilde Jensen (Aveiro, Dezembro de 2018)
  • Curso online "Pedagogia" (Ethology Institute, 2019)
  • Curso online "Etologia" (Ethology Institute, 2019)
  • I Fórum de discussão e análise de casos "Problemas de comportamento
    no cão e no gato " (PsiAnimal, 2019)
  • Certified Professional Dog Trainer (CPDT) e Certificate in Canine Dog Ethology (CACE) - em progresso.


A nossa Filosofia

E porque é que a Conectacão é diferente e se orgulha de oferecer serviços de qualidade?

  • Os nossos serviços são adequados a cada cão e a sua família. Daí começarmos sempre por um primeiro encontro - Avaliação.
  • Não seguimos nenhum sistema rígido de intervenção, sendo que avaliamos numa primeira fase o sistema familiar como um todo, assim como ao nível das várias interacções que se estabelecem entre os elementos da família e o cão.
  • A nossa formação académica de base (Psicologia Clínica), obriga-nos a seguir metodologias de trabalho baseadas sempre numa ética sólida e que tenha em consideração, sempre em primeiro lugar, o bem-estar de todos os envolvidos.
  • Seguimos uma perspectiva "sistémica" em todo o processo, ou seja, encaramos a família como um todo, mas não esquecemos do valor e contributo das "partes", a individualidade de cada um e o papel que têm na dinâmica familiar e nisto incluímos claro, o cão ou os cães da família. Não vivemos isolados e todos temos um contributo, mas o ser humano é o que é e os cães são o que são - com características e atributos específicos.
  • Nunca afirmamos, que iremos solucionar determinado problema ou atingir determinados resultados - nem tudo depende do treinador e se não houver participação activa das pessoas envolvidas, nenhum treinador faz milagres. Daí defendermos que o melhor treino é na presença dos donos.
  • Tentamos profundar constantemente conhecimentos nas áreas da Etologia e Comportamento Animal, pois além de ser fundamental, é uma área fascinante e com novas descobertas todos os dias.
  • Defendemos métodos de treino baseados em sistemas de recompensas, mas não somos extremistas. Tem de haver um equilíbrio na forma como se comunica com o cão que temos, mas nesse equilíbrio, também adequamos os métodos a cada pessoa, tendo em conta o que será ou não será capaz de aplicar no dia a dia - se não nos adequarmos às limitações e potencialidades de cada pessoa que nos procura, nunca conseguiremos ajudar aquele determinado cão.
  • O bem-estar do cão é SEMPRE respeitado - não utilizamos qualquer tipo de castigo físico nos cães, nem ferramentas de treino aversivas (coleiras de estrangulamento, de picos ou eléctricas) - e desaconselhamos qualquer pessoa a utilizá-las.
  • Sabemos ouvir e compreender; nós também já cometemos muitos erros com os nossos cães achando que fazíamos o melhor para eles. Muitas vezes seguimos conselhos errados ou adoptamos perspetivas enganatórias sem nos apercebermos, mas como a aprendizagem faz parte da vida a todos os níveis, estamos aqui para ajudar nesse processo e a melhorar a sua relação com o seu cão.
  • Valorizamos o esforço das pessoas e sim, também usamos reforço positivo com elas e não só com os cães. Não é fácil educar um cão e existem casos verdadeiramente exigentes e desafiantes, temos encontrado pessoas que fazem tudo ao seu alcance e merecem ser reconhecidas por isso.
  • Mas também dizemos frontalmente a realidade como ela é - não embelezamos, nem romantizamos a realidade - e trabalhar as expectativas de quem nos procura também se pode tornar um desafio...mas que aceitamos de bom grado.
  • Se em algum caso, não tivermos disponibilidade para determinado serviço, ou considerarmos não possuir as competências necessárias, procederemos ao devido encaminhamos para outros profissionais da nossa confiança. Felizmente conhecemos bons profissionais espalhados pelo país, assim como na própria zona de Aveiro; acreditamos num espírito de partilha e cooperação dentro da profissão e rejeitamos posturas de competitividade ou concorrência - não acreditamos que seja este o caminho.
  • Todo o material que recomendamos para utilizar no dia-a-dia, é material que utilizamos também e acreditamos e já comprovámos os benefícios - seja a nível de alimentação, peitorais e trelas e/ou brinquedos - não temos qualquer interesse económico oculto. Recomendamos porque usamos e gostamos. Não temos qualquer acordo ou patrocínio de marcas.
  • Apesar da profissão de Treinador de Cães ainda não ser regulamentada em Portugal, temos a preocupação de fazer Formação específica na área, algo que continuamos a investir sempre que possível.
  • Não somos certificados (nem nenhum Treinador de cães em Portugal o é), mas a preocupação em fazer um trabalho transparente, honesto e íntegro é um dos motores que nos move, pelo que estamos registados com o CAE - 96092 - ACTIVIDADES DOS SERVIÇOS PARA ANIMAIS DE COMPANHIA, emitindo recibos dos nossos serviços.
  • Sou ainda Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos portugueses (Caderneta Profissional Nº12617)


A nossa Escola

Dispomos de um espaço fechado (interior) com cerca de 180 m2, localizado numa zona sossegada da Praia da Barra e com todas as condições para realizar aulas com conforto, segurança e privacidade.

Não obstante, as aulas no exterior são também muito valorizadas, sendo que a própria localidade oferece condições de treino muito variadas. Conseguimos ter zonas movimentadas e outras mais calmas (mesmo em pleno Verão), assim como na época baixa, temos a proximidade com a praia e a Ria, que permitem, por exemplo, um passeio em liberdade com os cães, assim como uns banhos no mar. 

;