Historia

História

Tudo começou quando adoptei a Kaya (que se chamava Luna), no Canil Municipal de Ponta Delgada, onde seria eutanasiada nos dias seguintes. Desde esse momento, vi-me obrigada a entrar no mundo do comportamento canino, como uma necessidade de conseguir ajudá-la, pois ela apresentava alguns problemas de comportamento exigentes. No ano seguinte, ainda nos Açores, fui estudando, aprendendo e treinando com ela de forma praticamente auto-didacta e aquilo que surgiu como uma necessidade, rapidamente se transformou num fascínio, paixão e até vocação. Com ela entrei num novo mundo, quase que por acidente, mas ao mesmo tempo, tudo se interligou de forma tão perfeita que mostrou que era algo que tinha de acontecer. Com a adopção da Kaya, aceitei um desafio, que superou em tudo as expetativas que criei, quer pelo facto do desafio ser ainda maior do que o que achava, assim como foi esse mesmo desafio que me fez aprender e crescer, quer como pessoa, como Treinadora e também como responsável por esta cadela, especial por tantos motivos.

A Kaya é, ao que tudo indica, uma American Pitbull Terrier (ou fruto de cruzamentos desta raça), adoptada com 1 ano de idade (2012). Na altura da adopção, apresentava alguns desafios – educação nula, nenhum controlo de impulsos e agressividade com cães. Foram havendo altos e baixos e ainda hoje, depois de alguns anos de trabalho, é uma cadela que continua a ser um desafio, mas que todos os dias me retribui em carinho incondicional o facto de a ter escolhido para ser minha companheira. É hoje uma cadela feliz, obediente e muito motivada, dócil e extremamente ligada aos donos, mas que requer alguns cuidados no contacto com outros cães e animais no geral.

Adoptei a Kaya em 2012 e no ano e meio seguinte, mantive-me pelos Açores a trabalhar como Psicóloga, e paralelamente fui iniciando de forma autodidacta o estudo da aprendizagem e comportamento canino.

 

No final de 2013 regressei a minha terra natal (Aveiro) e iniciei a minha Formação prática como Treinadora de Cães, através do Centro de Educação canina "Educacão" (com Fernando Silva - o melhor mentor que alguma vez podia ter tido, obrigada!).

Desde então tenho frequentado formações e cursos presenciais e online relacionadas com este fantástico mundo. Terminei oficialmente o meu curso de Treinadora e Técnica de resolução de problemas comportamentais em cães em 2014, momento em que este projeto começou os primeiros passos e até à data tem vindo a crescer, com muito orgulho nosso. 

 

 

Tornei-me Educadora e Treinadora Canina, pela relação que os cães estabelecem connosco, e para aprender de que forma podemos retribuir-lhes este voto de confiança inter-espécie. O meu principal objetivo de trabalho é ajudar cães e donos a compreenderem-se mutuamente e a terem uma relação o mais feliz e equilibrada possível. Trabalho com donos a compreenderem os seus cães, a ajudá-los a compreender e melhorar comportamentos que se tornaram problemáticos e a estabelecer relações de confiança mútuas - sempre respeitando o cão naquilo que ele é.

;